Finalmente começou o Paulistão 2018! Pois é, depois de uma primeira fase deveras sonolenta em sua maior parte e quartas de final com os quatro grandes do estado se classificando, chegamos às semifinais do estadual, que por mais que não empolgue como já empolgou em outras épocas, traz a oportunidade de dar ritmo e entrosamentos ao time, além da possibilidade de acontecerem inúmeros clássicos, como nessas semifinais onde teremos quatro clássicos em cinco dias. E quem não gosta de clássicos não é mesmo? Pois bem, aqui trago um pequeno parecer sobre os confrontos e os times que se enfrentarão logo mais.
Palmeiras x Santos
Com os dois jogos marcados para o Estádio do Pacembu, Palmeiras e Santos lutam para conquistar uma vaga na final do Campeonato Paulista. O alviverde chega credenciado com a melhor campanha geral, mas não é só isso, o time vem agradando a torcida com ótimos resultados nos últimos jogos, além de ter estreado com vitória na Libertadores contra o forte Junior de Barranquilla da Colômbia, fora de casa.
Inegavelmente o Palmeiras possui um elenco que possibilita que o treinador Roger Machado tenha ótimas opções no banco de reservas, o que pode fazer a diferença, além da possibilidade de uma mudança de estratégia, com jogadores técnicos que podem dar uma boa resposta ao treinador. Somado-se a isso, o verdão ainda conta com o retorno do goleiro Jailson que conseguiu efeito suspensivo no tribunal para poder atuar nas semifinais.
Do outro lado, o alvinegro praiano não tem empolgado tanto assim. O Santos passou pelo Botafogo de Ribeirão Preto com extremas dificuldades, fazendo dois jogos sofríveis e se classificando somente nas penalidades depois de dois empates por 0x0. Apesar de bons valores jovens, o Santos sofre com a ausência de Bruno Henrique desde o começo da competição, além de não ter um armador de jogo confiável, já que Vecchio não vem fazendo boas apresentações. Pior do que tudo isso, é o fato do técnico Jair Ventura ainda não ter conseguido implantar boas ideias ofensivas no time, que encontra dificuldades para atacar o adversário de maneira surpreendente e envolvente, muitas vezes se refugiando apenas em cruzamentos.
O que resta ao torcedor santista neste momento, é torcer para que Jair encontre uma maneira de ataque mais efetiva ou que os jogadores de ataque como Gabigol, Sasha, além da jovem promessa, Rodrygo, estajam inspirados e consigam levar perigo à meta palmeirense.
Corinthians x São Paulo
Pelo segundo ano consecutivo teremos o majestoso nas semifinais do Paulistão. Em 2017 o Corinthians levou a melhor, eliminando o tricolor do Morumbi, mas isso não é algo recente. O São Paulo historicamente sempre levou a pior em confrontos decisivos contra o Timão e ultimamente esse desempenho tem ficado ainda mais evidente.
O Corinthians vem para o clássico com os desfalques dos selecionáveis Fágner, Balbuena e Romero, além do meia Jadson que ainda se recupera de contusão, mas o técnico Fabio Carille tem conseguido encontrar boas soluções. Sempre que o time começa a sentir uma crise de desempenho, principalmente ofensivo, o treinador adota mudanças muitas vezes às vésperas de jogos importantes e consegue o resultado. Recentemente, o técnico decidiu enfrentar o rival Palmeiras sem centroavante, tendo um ataque mais móvel com Rodriguinho fazendo uma função mais a frente, porém se mexendo e flutuando bastante, e deu certo. Já nas quartas de final o time precisava reverter o resultado contra o Bragantino, assim, Carille sacou Romero, Emerson e Gabriel do time titular, colocando Mateus Vital, Junior Dutra e Ralf, e novamente a equipe saiu vencedora.
O que anima ainda mais a torcida corinthiana é o fato de que os jovens Mateus Vital e Pedrinho estão recebendo mais oportunidades e tem feito bons jogos, mostrando que em breve podem sim conquistar a vaga no time titular. O Timão mesmo sem um centroavante para substituir Jô, certamente é um time difícil de ser batido, e nos clássicos tem se sobressaído ainda mais, o que deixa o torcedor corinthiano extremamente confiante para o embate.
Já o São Paulo vive um ano bagunçado, como tem sido a vida do clube nos últimos tempos. Aguirre tem a missão de tirar o São Paulo do buraco e da seca de títulos, além de recuperar a boa imagem do clube, que há dez anos atrás era tido como exemplo e hoje serve de chacota para os rivais. Aguirre têm investido nos medalhões Diego Souza e Nenê e alguns bons valores jovens da equipe, procurando fazer uma mescla e ao mesmo tempo ter um time com uma qualidade maior, contando com a vitalidade e habilidade dos garotos.
A campanha do tricolor no ano é irregular, o time tem passado de fase na Copa do Brasil, mas sem convencer, enquanto no Paulista perdeu todos os clássicos e tem sofrido contra equipes menores. Definitivamente, a missão de Aguirre é das mais difíceis e o time joga suas fichas no jogo de ida das semifinais, no Morumbi, para vencer e ganhar confiança, além de levar alegria de volta à torcida, que anda desconfiada do time.
Palpites
Sabemos que o fator clássico sempre equilibra um pouco mais as coisas, mas no futebol atual, a dinâmica e funcionamento do time fazem uma diferença gritante. Temos dois times que têm se destacado um pouco mais perante seus rivais, e desta vez vou no óbvio, naquele palpite que creio ser o mais apostado para esses jogos, ou seja, Corinthians x Palmeiras farão a final do Campeonato Paulista, e se acontecer, com certeza são dois derbys de tirar o folego. Mas é palpite, a ver quando o melão rolar. Até a próxima!